1. UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

 UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

CONVERSA ENTRE AMIGOS


 

 

Qual o valor que se atribui atualmente à cultura, à educação, à ciência e à integridade ética em nosso país? Não apenas não temos um Ministro da Saúde e claras orientações à respeito da terrível pandemia que já matou mais de cem mil brasileiros, mas se verifica também em muitas pessoas uma falta de cuidado e preservação da vida do próximo e de falta de interesse por tais questões.

Não temos um Ministério da Cultura e muitas instituições culturais, educacionais e científicas não recebem o apreço que merecem. Quantos são aqueles que reagem contra a destruição da Amazônia, dos povos indígenas e de suas culturas? Onde estão aqueles que amam nosso país, que valorizam o nosso patrimônio econômico, social e histórico? Essas questões não dizem respeito apenas aos governantes e políticos, mas a todos nós brasileiros. Todos nós que somos brasileiros herdamos a contribuição das gerações anteriores, e os que estão atualmente no poder recebem apoio de muitos que não parecem levar em conta as questões acima colocadas.

Ingressei na vida social na segunda metade do século XX, em uma época na qual vivíamos um período de intensa participação política e na qual despontava um rico debate sobre o desenvolvimento brasileiro. Havia, então, um democrático confronto de ideias sobre os destinos do país e sobre os rumos a serem tomados. Meu pai, Nelson Werneck Sodré defendia empolgadamente um nacionalismo democrático e uma proposta de emancipação da nação, de soberania nacional e construção da identidade brasileira com base na cultura, na educação e na ciência.

Essa proposta corresponde ao contrário da que se delineia atualmente no cenário nacional. Não vejo perspectiva nos debates atuais movidos pelo ódio, pela polarização de ideias e ausência de projetos de desenvolvimento nacional e soluções concretas para o trágico momento que vivemos. Por isso, pareceu-me oportuno dar meu testemunho sobre a proposta de desenvolvimento dessa corrente de nacionalismo democrático num Debate sobre a obra do historiador e general Nelson Werneck Sodré. Esse debate foi apresentado numa transmissão ao vivo do programa Auditoria Cidadã da Mundial News FM, que contou também com a participação do jornalista Sérgio Caldieri, do historiador Lincoln Penna e da direção nacional de jornalismo de Paulo Roberto Accioli.

Não tenho engajamento em nenhum partido político, respeito as diferentes opiniões e não aspiro a ter seguidores ou ocupar nenhum cargo. Desejo repousar tranquilamente na PAZ DE CRISTO, porém seguindo seus ensinamentos não posso me calar diante das injustiças e crimes sociais.

 Fonte da imagem: https://www.facebook.com/auditoriacidadafmnews/

AQUELES QUE DESEJAREM, PODEM ASSISTIR AO PROGRAMA ACESSANDO O LINK:

https://www.facebook.com/watch/?v=714681872720776

PUBLICADO NO FACEBOOK:EM 15 DE AGOSTO DE 2020:

https://www.facebook.com/centrodeestudos.brasileiros/posts/3224860674260874

COMENTÁRIO POR WHATSAPP

MARCOS SABER:

Oi Olga, vi seu escrito no Facebook, mas terei que ter mais tempo para ouvir tudo aquilo que você disse no debate.

Concordo plenamente com você, o brasileiro precisa sim debater e expor ideias e soluções...

investir MUITO em EDUCAÇÃO!

Um povo sem cultura que não valoriza seus antepassados, suas conquistas, seu amadurecimento e aperfeiçoamento, não terá futuro bom.

Realmente é uma situação difícil, triste e complicada, mas a justiça tem que acontecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA