CAPÍTULO 32 FECHO DOS LIVRETOS

 

CAPÍTULO 32

 

FECHO DOS LIVRETOS

 

ATUALIDADE DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL 

 

- BASE DE DIÁLOGO ENTRE O ENFOQUE DE NELSON WERNECK SODRÉ E O ENFOQUE DO PAPA FRANCISCO -

 

 

Como fecho do diálogo que venho procurando estabelecer com vocês há dois anos (desde setembro de 2019) em torno da crise de civilização que atravessamos atualmente e a contribuição de Nelson Werneck Sodré para vislumbrarmos novas perspectivas e rumos para História do Brasil, encerro meus trabalhos deixando-lhes como base de reflexão o pequeno texto (logo abaixo) sobre o protagonismo do povo.  Que ele se torne o foco do nosso projeto de desenvolvimento e sujeito da construção da nossa nação! A humanidade pode vir a caminhar rumo a uma mundialização que seja uma alternativa à extrema concentração das riquezas e dos benefícios da tecnologia realizadas no contexto da globalização.

 

CONTINUAREI EM CONTATO PARA INFORMAR-LHES SOBRE A EDIÇÃO DOS LIVRETOS EM HOMENAGEM AOS 110 ANOS DE NELSON WERNECK SODRÉ

FONTE DA IMAGEM[1]

TEXTO PUBLICADO NO BLOGUE DA MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ EM  20 DE AGOSTO DE 2021[2].

 

TEXTO POSTADO NO FACEBOOK EM 20 DE AGOSTO DE 2021[3]

 

PARA VER ESTE TEXTO NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/centrodeestudos.brasileiros/posts/4400648506682079

 

 

 

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK:

 

ROSELY OLIVEIRA

Gif

 

SERGIO PRADO

Gif

MARCOS SABER

Olá Olga,

Sim, cabe a nós ajudar a traçar um caminho mais digno aos menos favorecidos.

Não basta apenas criticar o descaso dos governantes, é necessário coragem e boa vontade de nossa parte a colocar em prática todo o respeito ao outro, principalmente aos mais desfavorecidos, e assim fazendo, estaremos praticando os ensinamentos de Jesus.

Ame o outro, não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você.

Temos vários problemas sérios dentro da Igreja Católica, mas o Evangelho está acima de tudo.

E com amor e respeito teremos um mundo melhor. É nisso que creio e esse é o meu desejo.

Obrigado Olga em partilhar conosco seus escritos!!!

SERGIO CALDIERI

Parabéns querida amiga Olga Sodré.

 ALAN DUBNER

Que legal Olga! Um diálogo esperado dentro do inesperado. Que o protagonismo do povo seja a base do desenvolvimento e construção de uma nação mais justa. Beijos!

MICHELLE MORAES

Olga, obrigada por sua generosidade. Deus contigo. 🙏💞

ROBINSON CANAVEZZI

É sempre um imenso prazer ler seus textos, tão cheios de novos conhecimentos para mim, e sempre trazendo perspectivas de nossa "humanidade", ou daquilo que achamos ser uma sociedade, mas dista muito disso, obrigada de coração.

 

 

*               = AMEI

 

*      Robinson Canavezzi

 

= CURTI

 

Fatima Benedetti

 

Maria Da Gloria

 

Michelle Moraes

 

Regina Seyssel

 

Beto Moraes

 

Sérgio Buarque de Gusmão

 

Sergio Caldieri

 

João Maia

 

Geslaine Esteves

 

Lucas Fernando Rosa

 

Marcos Saber

 

Rosália Gusmao

 

Sergio Prado

 

Marcelo Barbosa da Silva

 

Olimpio Paulo Filho

 

Rosely Oliveira

Enviar mensagem

 

Analice Klossoski Silvestre

 

André Lopes

 

COMENTÁRIOS POR EMAIL:

ACIR DA CRUZ CAMARGO

Dra. Olga Sodré, fico muitíssimo agradecido pela inserção do meu nome no seu livro. Diante da grandeza de Nelson Werneck Sodré qualquer contribuição, mesmo a das teses de doutorado, fica pequena. 

Só para curiosidade, em encontros com professores da educação básica da minha cidade, tenho exposto o pensamento e a prática de Werneck Sodré, citando seus livros e os professores me retornam dizendo que isso acrescentou e melhorou seu cotidiano pedagógico.

Desculpe ser chato, mas em relação a articulação da concepção teórica histórico-pedagógica de Sodré em relação à religião, fiz uma "provocação" para ler da pessoa que mais conviveu com ele a respeito. Estou certo pela leitura que tenho feito dos livros dele, que essa combinação existe e eu me surpreendi muito. Na minha época de estudante a Universidade tinha um preconceito gritante com Nelson Werneck Sodré e com o ISEB, mas simpática com Paulo Freire, o que me demonstrou que não tinham, literalmente, lido NWS e nem Paulo Freire. Esse educador citava positivamente o ISEB e é possível encontrar formulações de Werneck nos textos freirianos. A universidade nos passava a imagem de marxista ortodoxo, intransigente e fanático. A leitura e releitura que tenho feito me mostraram, em relação ao papel da religião, bastante diferenciado. Em sua obra autobiográfica há referências positivas ao papel emancipador de determinados elementos e correntes da religião, especificamente da Católica. Ele acentua o papel histórico da Igreja Romana, a despeito dos equívocos desta, na educação pública brasileira. Aí também, na defesa da democracia, da liberdade e do nacionalismo.

Estou redigitando dois livros de Sodré, História e materialismo histórico e História da história nova, onde coloco notas de rodapé, que remetem aos fatos mencionados e no caso do primeiro livro, coloco afirmações de autores europeus, que exploraram academicamente os conceitos de História defendidos pelo General e que, de forma preconceituosa e arrogante dos intelectuais paulistas, foram polemizados.

A pessoa que me ajudaria na digitação, faleceu e fiquei com uma mão só, mas vou levar adiante.

Meu muito agradecido também pela sua contribuição, Dra. Olga, à cultura brasileira. Estou reunindo seus artigos e quero disseminá-los aos nossos educadores e formadores.

COMENTÁRIO PELO WHATSAPP

 

MADRE MARTHA LÚCIA, OSB

Querida Olga

Paz!

       Parabéns pelo seu fecho que ao mesmo tempo abre para o outro; para o povo; para a nossa própria responsabilidade diante da história de nosso país, de todo o mundo.

Essa ligação entre a o pensamento de Nelson Werneck Sodré e a teologia do Papa Francisco foi um insight brilhante que você teve! Sem dúvida, guiada pelo Espírito Santo. Parabéns, mais uma vez e nossa imensa gratidão por esses dois anos de fiel caminhada a luz da cultura e da história, ajudando a todos nós a termos um olhar mais profundo das realidades que nos cercam.

Com admiração e reconhecimento,

a bênção, de sua Madre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA