11. ESTUDO DA OBRA DE NELSON WERNECK SODRÉ PELA NOVA GERAÇÃO

 

ESTUDO DA OBRA DE NELSON WERNECK SODRÉ PELA NOVA GERAÇÃO

 

AVANÇANDO NA LEITURA DO GRANDE HISTORIADOR NELSON WERNECK SODRÉ E TAMBÉM NA ESCRITA DE MINHA MONOGRAFIA

FOTO POSTADA EM 14 DE FEVEREIRO DE2020 POR EVANDRO RIBEIRO LOMBA


Evandro Ribeiro Lomba é um jovem estudante de 23 anos, natural do Rio de Janeiro e residente em Araruama (Região dos lagos - RJ). Ele se graduou em Administração pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e está pesquisando sobre os temas: Educação, Mundo do trabalho e Capitalismo contemporâneo. Está agora se preparando para fazer uma pós-graduação, como relata em nossa conversa a seguir. 

Em 17 de fevereiro de 2020, ele entrou em contato comigo a respeito da obra de Nelson Werneck Sodré:

Olá, Sra. Olga Sodré tudo bem?

Estou enviando este e-mail para estabelecer melhor nosso contato. 

Como eu havia dito, estou com o projeto de monografia em administração em andamento, com a temática da crise do capitalismo no Brasil e seus efeitos sobre o mundo do trabalho e da educação. Assim, estou buscando no arcabouço teórico e metodológico de Karl Marx os fundamentos do capital para fazer os desdobramentos e caminhar do universal ao particular, e, deste modo,  Nelson Werneck Sodré ganha uma importância sublime para eu avançar neste projeto, pois entender o processo histórico do desenvolvimento do capitalismo no Brasil me proporciona pistas para entender nosso atual momento histórico. 

Suas críticas ao sistema do capital possuem uma grande validade teórica, e busco neste texto e em outros trazer ao debate. E para isso, quero ter um maior acesso a sua obra. Acabo encontrando textos digitalizados na internet, mas em particular prefiro estudar os livros físicos e alguns também não se encontram digitalizados. 

Gostaria muitíssimo de encontrar a senhora aqui no Rio de Janeiro para passar um dia e conhecer mais do seu trabalho e também do professor Nelson.

 

Em 13 de fevereiro, Evandro Ribeiro Lomba já havia postado a foto do livro de Nelson Werneck Sodré “História da literatura Brasileira” com o seguinte comentário:Um dos meus autores favoritos!”

 

Tínhamos combinado nos encontrar no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 2020, mas, em função da situação da pandemia, suspendi minha viagem. Contudo, continuamos nossos contatos por e-mail, e, em 19 de março de 2020, Evandro Ribeiro Lomba me escreveu:


Muito obrigado por mandar um retorno. Eu estava planejando te mandar uma mensagem no final de semana. A senhora faz muito bem em cancelar sua viagem e redobrar os cuidados. 

Por aqui no Rio está tudo fechando/paralisando gradativamente. Sigo em casa estudando e fazendo outras atividades.

Na semana passada estive com meu orientador Néliton Azevedo, e estava comentando sobre nossas conversas e também sobre o legado de Nelson Werneck Sodré. Ele me pediu para que eu repasse uma mensagem assim que possível para a senhora.  Ele manda um fraterno abraço e conta que está planejando ter um bebezinho com sua esposa Diana Gutierrez, cujo nome será Caio Nelson. Disse que a senhora saberá a razão pela qual esse nome foi escolhido. 

Um grande abraço, e fico feliz por receber seu e-mail. “

 

Admiro muito o trabalho do professor Néliton Azevedo. O nome do futuro filho dele, lembra duas grandes referências do pensamento brasileiro: Caio Prado Júnior e Nelson Werneck Sodré. Em 12 de maio de 2020, Evandro Ribeiro Lomba revelou um novo sinal de seu empenho no estudo da obra de Nelson Werneck Sodré: 

 

Gostaria de partilhar com você uma alegria. Adquiri esses dois livros através de um sebo virtual, e terei mais conteúdos para seguir meus estudos sobre a obra e atualidade das contribuições de Nelson Werneck Sodré.

Informo que também enviei uma primeira versão da minha monografia aos meus orientadores e aguardo uma resposta deles.”

 

Nesse e-mail, ele me enviou uma foto com os dois livros adquiridos: Introdução à Revolução Brasileira e Síntese de História da Cultura Brasileira (16 edição).


Em 13 de maio de 2020, Evandro manifestou ainda mais empenho:

Buscarei mandar notícias com maior frequências com objetivo de estreitar os laços de amizade, aprender mais sobre Nelson Werneck Sodré e também sobre as pesquisas da senhora.

Fico atarefado com as disciplinas finais da graduação em administração e acabo deixando um pouco as leituras sobre pesquisa de lado. Entretanto, viso um projeto maior no Mestrado com a dedicação exclusiva. Então, espero me preparar nesse segundo semestre para isso.”

 

Em 17 de agosto, Evandro Ribeiro Lomba escreveu em seu FACEBOOK:

Nelson Werneck Sodré é um manancial de conhecimento que percorre os mais variados campos da ciência. Um intelectual de peso que caminhou do universal ao particular, observando a grande floresta e o pequeno jardim, de forma concreta e junto ao povo. Sou um grande admirador de sua obra e busco estudar sistematicamente seus escritos e também seus comentadores de tal forma que eu possa, também, contribuir na tentativa de entender as questões materiais do nosso momento histórico e reproduzir seu legado para mais pessoas.”

 

Em 15 de setembro de 2020, Evandro retomou o contato comigo, contando seus avanços acadêmicos: 

Olá, professora Olga Sodré como a senhora está?

Começo dizendo que fiquei muito feliz com a mensagem de áudio que a senhora me enviou no dia 07/09 e peço desculpas no retorno com este e-mail. Acredito que nós estamos muito atarefados com as questões de trabalho com essa pandemia e o tempo fica sempre curto até para o envio de uma mensagem para nossos amigos(as).

Buscarei de maneira breve contar minhas novidades e últimos avanços acadêmicos.

Com a conclusão do curso de graduação em administração, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ), quero continuar meus estudos na Pós-Graduação. Busco fazer desdobramentos teóricos e metodológicos acumulados anteriormente no mestrado. Neste caminhar, me interessa muito manter meus estudos na Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ), particularmente nos campos da História e da Educação. Sendo assim, tentarei a seleção para as duas linhas de pesquisas, especificamente buscando a relação: capitalismo contemporâneo, crise do capital e formação das classes trabalhadoras.

Venho estudando sistematicamente a obra de Nelson Werneck Sodré, desde os textos sobre história geral do Brasil, como aqueles que traçam um panorama do capitalismo imperialista em nossa nação já no século XX. Este manancial de conhecimentos deixado pelo professor Sodré me proporciona um cabedal de informações para entender as raízes do Brasil, do povo brasileiro e da formação do sistema do capital. Além disso, questões teóricas e metodológicas sobre o próprio estudo do marxismo e da capacidade de abstração para compreender o nosso presente momento histórico sobre a ótica de tal teoria.

Estou arquitetando os projetos, fazendo ajustes para que encaixe nas linhas de pesquisas dos professores da instituição e me preparando para as provas (lendo também as literaturas exigidas). Tenho um objetivo de quando passar trazer para o debate a atualidade de Werneck Sodré, não só na minha dissertação, mas promovendo eventos sobre o tema, principalmente para alertar e trazer para o conhecimento dos demais estudantes quem foi o "general do povo".

Essa semana chegou a minha casa mais uma literatura sobre o professor Sodré; o livro Desenvolvimento Brasileiro e Luta pela Cultura Nacional, de organização da senhora. Dei uma folheada e achei muito bonita as fotos e a edição como um todo, espero ler em breve e com certeza irei escrever dando minhas opiniões.

Faço minha última ressalva informando que esse estudo sistemático não é uma empreitada solitária, mas fruto de um trabalho coletivo com orientação do meu amigo e ex-orientador Prof. Dr. Néliton Gomes Azevedo e de alguns outros colegas, em principal Rodrigo Mendonça que é estudante de graduação em História pela UFF (Campos dos Goytacazes). Eu e Rodrigo estamos buscando escrever um artigo sobre "o povo brasileiro e a cultura nacional: os impactos do imperialismo", tendo como base as inúmeras contribuições de Nelson Werneck Sodré.

Aguardo o retorno da senhora, agradeço pelo canal aberto de contato e mando um grande e fraterno abraço. Agradeço pelo carinho, e deixo registrado sempre minha admiração pela senhora.

 

Em 22 de novembro de 2020, eu comunico a Evandro a criação do blogue MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ e a publicação de um comentário dele em um dos textos deste blogue, o N° 5: PUBLICAÇÃO DE UM PRECIOSO DOSSIÊ SOBRE NELSON WERNECK SODRÉ. Neste e-mail, eu lhe digo que gostaria de fazer um texto com nossas conversas, e lhe pergunto: “Você me autoriza? Acho que essas conversas tornam o blogue vivo.

 

Ainda em 22 de novembro, recebo a seguinte resposta:

Olá professora Olga Sodré, tudo bem?

Fico muito feliz de saber sobre este blog, e claro que autorizo a publicação de nossas conversas. Eu vi em seu Facebook a mensagem que senhora partilhou, sobre tal iniciativa, e me veio algumas ideias as quais gostaria de expor e saber sua opinião. 

1) eu poderia desenvolver um texto sobre como tive meu contato com a obra de Nelson Werneck Sodré e como me ajudou a desenvolver minha formação como pesquisador?

2) Um segundo texto que venho pensando e já comentei com a senhora que seria sobre Cultura, imperialismo e capitalismo contemporâneo, temas que o professor Sodré trabalhou de forma muito primorosa em vários textos que servirão de ponto de partida para pensar o nosso atual tempo histórico. 

Gostaria de saber o que a senhora acha dessas sugestões e se me autoriza a começar a trabalhar na construção desses textos. 

Como é um Blog, não tenho a pretensão de me estender no tamanho dos artigos e nem usar linguagem complexa, estou longe disso, gostaria de fazer algo didático para que outros jovens estudantes, possam ter a curiosidade de estudar sistematicamente a obra de Nelson Werneck Sodré, como eu estou fazendo.

Sucesso ao blog! 

Achei ótima a iniciativa, pois meu objetivo principal ao manter viva a memória de Nelson Werneck Sodré é o de transmitir seu legado  para que as novas gerações conheçam sua obra e contribuição ao nosso país.

Em 23 de novembro de 2020, Evandro me escreveu:

Professora, desculpe pela demora.

Atualmente estou em pleno processo seletivo para ingresso no Mestrado na UERJ (estadual do Rio de Janeiro) no campo de serviço social e UNICAMP (Estadual de Campinas) em Educação.

Em ambos os campos, minhas propostas de pesquisas almejam analisar a mercantilização da educação, isto é, a forma de expansão do capital sobre esse setor. Para isso, NWS torna-se fundamental, pois tentarei caminhar do universal ao particular, usando de conceitos desenvolvido em suas obras, principalmente sobre cultura, suas interpretações sobre o capital imperialista e sua crítica aguda ao neoliberalismo que faz parte da política econômica brasileira a partir da década de 1990. 

Já em minha graduação desenvolvi uma análise sobre a crise do capitalismo a partir da década 1970 e seus impactos sobre a Educação e o Mundo do Trabalho, também valendo de muitas passagens e conceitos de Sodré. Este trabalho deve estar nos arquivos online da Universidade Veiga de Almeida, mas para ser honesto, não sei se já está disponível. Devido à pandemia, acredito que a universidade ainda não sistematizou e colocou isso. 

Esse ano, em específico, escrevi apenas a monografia de conclusão de curso (texto acadêmico antes mencionado), entretanto venho sistematicamente lendo muitas obras de Nelson Werneck Sodré, produzindo esboços de futuras publicações, as quais quero fazer como mestrando e outras nessa magnífica oportunidade de partilhar no blog de sua organização.

Estas conversas com Evandro Ribeiro Lomba revelam um jovem empenhado em conhecer e divulgar um autor que aprecia, muito além das exigências meramente curriculares. Na época em que eu lecionava nas universidades, no Brasil e na França, sempre ficava feliz em encontrar alunos que se dedicavam à busca do conhecimento e não apenas à obtenção de diplomas. Evandro ainda está definindo sua área específica de atuação, mas de qualquer forma levará para a área em que for se especializar e atuar, após terminar a universidade, essa sólida base de pensamento, fruto do aprofundamento de seus estudos e interesses pessoais.

FONTE DA IMAGEM: https://www.facebook.com/evandro.ribeiro.5492



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA