2. DIÁLOGO SOBRE O LIVRO "O GENERAL DO POVO"

DIÁLOGO SOBRE O LIVRO "O GENERAL DO POVO" 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “O GENERAL DO POVO"

.”


SÉRGIO CALDIERI: 

“NOTÍCIA SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO DE OLGA SODRÉ SOBRE O SEU PAI GENERAL NELSON WERNECK SODRÉ, QUE TIVE O PRAZER E ORGULHO DE FAZER O PREFÁCIO”. 


“Em ODISSEIA DE UM GENERAL DO POVO BRASILEIRO E DE SUA GERAÇÃO INTELECTUAL temos ao mesmo tempo um manifesto em prol da democracia e uma homenagem ao intelectual Nelson Werneck Sodré. Nelson que impressionava pela vastíssima cultura e curiosidade intelectual, foi um militante das causas populares, atuando em lutas memoráveis do nosso povo, como na campanha do Petróleo e nos embates contra a ditadura militar de 1964. O historiador se valia tanto dos grandes conceitos – modo de produção, processo civilizatório – quanto daqueles conceitos intermediários, que revelavam realidades concretas – e esse é o caso de imperialismo, nação, cultura. Trabalhador incansável, educadíssimo, sinto sua falta como mestre e amigo. Nesses ásperos tempos por que atravessa o Brasil, sua obra continua indispensável para suscitar em nós o caminho da sensatez, do conhecimento e da esperança.”

#pacoeditorial #editora #livro #ler #leitura #odisseia #general #povo #brasileiro #geracao #intelectual #lancamento #educacao #academico #estudos

 

NÉLITON AZEVEDO:

Quero ler esse livro. Olga é uma escritora que soma força e doçura na mesma densa intensidade. Sergio é um craque, meu exemplo permanente de jornalismo em minhas aulas na Universidade. E, combinar essa dupla em um mesmo texto é um exagero ao qual nenhum brasileiro pode se furtar a ler e estudar.

 

SÉRGIO CALDIERI:

Néliton Azevedo, muito obrigado amigo. Me deixou emocionado! 

 

NÉLITON AZEVEDO:

Eu que tenho muito que lhe agradecer, Sergio, por você ser quem é. Vou contar aqui uma história, ou melhor, vou torná-la pública usando esse canal. Estava eu em minha defesa de Tese lá na UFF, anos atrás, quando entra sala adentro o Sergio, com seus cabelos grisalhos e com uns livros sob o braço. Tinha ido assistir minha defesa. O Sergio é assim: capaz de gestos de extremo carinho humano social com pessoas comuns.

 

SÉRGIO CALDIERI:

Néliton Azevedo, foi um prazer assistir a brilhante apresentação da sua tese sobre o Integralismo, em 2011, na UFF. Mestre é mestre!

 

Publicado em 25 de março de 2020 NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/sergio.caldieri/posts/10215704739480557

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA