6.RESGATE CULTURAL DA MEMÓRIA DE UM HERÓI DA HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO

 

RESGATE CULTURAL DA MEMÓRIA DE UM HERÓI DA HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO


LANÇAMENTO DO SELO E CARIMBO PELOS CORREIOS BRASILEIROS EM HOMENAGEM A NELSON WERNECK SODRÉ 





Por ocasião da publicação do livro "Odisseia de um General do Povo e de sua geração intelectual"[1], no final de 2019, foi importante relembrar minha luta pelo resgate da memória de Nelson Werneck Sodré e agradecer aos que dela participaram. Essa luta começou a tomar forma e a ganhar repercussão, em 2009, quando se completaram dez anos de seu falecimento em 13 de janeiro de 1999. 

 Resumo a seguir o início deste percurso a partir de 2009, que tem o interesse de ser o registro histórico do começo desta caminhada de luta pela preservação da memória de Nelson Werneck Sodré:

Ao longo de 2009 e até hoje, venho procurando destacar a relevância do pensamento de Nelson Werneck Sodré em vários trabalhos. Procurei esboçar o quadro da formação de seu pensamento em particular no artigo "Paralelo entre dois pilares da Literatura Social Brasileira"[2] publicado pela Revista do Livro, no qual tracei uma comparação entre Euclides da Cunha e ele. Outros eventos ou trabalhos refletem esse esforço, como na apresentação "Diálogo entre Marxismo e Religião", que fiz para a mesa-redonda sobre o assunto, no XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História Das Religiões (realizado em Goiânia, entre 25 a 27 de maio de 2009). 

 Passei, então, a receber diferentes tipos de apoio para que o trabalho de pesquisa e a obra de meu pai fossem reconhecidos por sua originalidade e pelo valor de sua metodologia científica. Em março daquele ano, por exemplo, o Boletim Agora – História do Tempo Presente publicou o texto "Revisão Metodológica da Obra de Nelson Werneck Sodré", que noticiava a respeito de minha luta para o resgate de sua memória. Nos dois anos seguintes, fui gradativamente conseguindo envolver várias instituições na preparação do Centenário de Nelson Werneck Sodré, a ser realizado em 2011: a Biblioteca Nacional (BN), o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), a Casa Rui Barbosa, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Academia Brasileira de Letras (ABL), o Correio Brasileiro, e várias universidades e entidades de representação política, como a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Durante todo esse período de celebrações para Nelson Werneck Sodré, a cidade de Itu (SP) soube reconhecer o valor da obra desse grande intelectual brasileiro, acolhendo-o no berço da República e reunindo em torno dele representantes de diferentes áreas culturais: pesquisa social, música, literatura, comunicação e história, num clima de efervescência e entusiasmo. Logo na primeira reunião desse grupo ituano de apoio ao Centenário, tivemos a grata surpresa de saber que um de seus membros, o historiador Jonas Soares de Souza, tinha sido nomeado Secretário de Cultura da cidade. Outro participante do grupo, Alan Dubner criou o site Nelson Werneck Sodré e com a ajuda do historiador e maestro de Itu Luís Roberto de Francisco criamos o Centro de Estudos Brasileiro Nelson Werneck Sodré. Alcançamos, então, a promulgação do Ano Nelson Werneck Sodré com o apoio da Prefeitura de Itu e de sua Secretaria de Cultura.

A Secretaria de Cultura e os Correios da região de Itu escolheram a data de 11 de novembro de 2011 para o encerramento da homenagem prestada a Nelson Werneck Sodré, lançando nessa ocasião um carimbo e um selo nacional comemorativo do Centenário dele. Esse acontecimento foi retratado na imagem que introduz este texto. Fiquei feliz com a escolha da data para o encerramento dessas homenagens, pois ela representa um dos mais memoráveis marcos na vida desse grande nacionalista brasileiro e da História do Brasil. Nessa mesma data, em 1955, os chefes militares nacionalistas comandados pelo então Ministro da Guerra, General Henrique Teixeira Lott conseguiram derrotar a tentativa de golpe que visava impedir a posse de Juscelino Kubitscheck, na Presidência da República. Se as forças nacionalistas do Exército Brasileiro não tivessem saído vitoriosas, nesse inesquecível dia, não teríamos hoje a cidade de Brasília, as bases de nossa democracia e de nosso desenvolvimento, que foram sedimentadas pela grande Frente Democrática Popular que se formou nessa época. Essa data para mim é, portanto, a data de uma das grandes batalhas pela democracia brasileira e foi um dia de uma força simbólica especial para o encerramento das homenagens, em Itu, cujos ecos continuaram a ecoar pelo Brasil. Essas comemorações do centenário foram, portanto, apenas o início de um movimento de reativação da memória desse General do Povo.

MINHA GRATIDÃO A TODAS ESTAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS QUE SOUBERAM HONRAR A NOSSA CULTURA, COLABORANDO PARA A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE NELSON WERNECK SODRÉ, O GENERAL DO POVO BRASILEIRO, E DE SUA GERAÇÃO INTELECTUAL.

 FONTE DA IMAGEM[3]

TEXTO PUBLICADO NO BLOGUE DA MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ EM 17 DE NOVEMBRO DE 2020[4]

 TEXTO POSTADO NO FACEBOOK EM 17 DE DEZEMBRO DE 2019[5]

COMENTÁRIOS RECEBIDOS POR EMAIL

  EIS ALGUNS COMENTÁRIOS DE AMIGOS, POIS NOSSA REDE, EM 2019, ESTAVA APENAS COMEÇANDO A SER MONTADA E ERA AINDA MAIS REDUZIDA QUE ATUALMENTE, NÃO HAVENDO NEM DIVULGAÇÃO POR EMAIL E WHATSAPP:

 

Geslaine Esteves

Parabéns, D. Olga, por esse trabalho tão valioso.

Sergio Caldieri

Parabéns, Olga Sodré! O saudoso General Nelson Werneck Sodré merece todas as honrarias!

Magda Romano

Olga, super importante esse trabalho, de resgate e afirmação da obra

do nosso " general do povo", Nelson Werneck Sodré.

Parabéns para todos os brasileiros que podem usufruir da cultura e inteligência desse grande historiador.

Alan Dubner

Gratidão a você minha querida amiga que tanto contribui para a cultura e o merecido resgate histórico de Nelson Werneck Sodré. Me sinto honrado de ter participado dessa empreitada. Abraço fraterno!

Luciana Avesani Cacace Tabarin

Parabéns, D. Olga!!!!!!!!!

COMPARTILHAMENTOS:

Lilia Forte

Sergio Caldieri

Josimar Ribeiro da Costa

 

DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DE APREÇO PELO FACEBOOK

  AMEI!

Alan Dubner

Sônia Galvão

Luciane Slobodjan

 CURTI

Luiz Carlos

Helga Hoffmann

J A Barros Freire

Alaerte Marquetti

Maria Da Gloria

Léo Camargo

Sergio Caldieri

Miguel Mahfoud

Robinson Canavezzi

Geslaine Esteves

Celia Scaravelli Romanatto

Lucas Fernando Rosa

Terezinha Souza

Salete Sotilo Benedetti

Dalva Elias

Sabrina Miranda

Alba Maria Boni Alves Moreira

Josimar Ribeiro da Costa

Rosimeire Acacio

Artemusa Barros

Jacira Santana

Edison Borsari

Katherine Silva

Yolanda Santos

Rafael Marchetti

ESTE TEXTO NÃO FOI ENVIADO POR WHATSAPP

 



[1] Olga Sodré, Odisseia de um General do Povo e de sua geração intelectual, Editora Paco, Jundiai (SP), 2019.

[2] Olga Sodré “Paralelo Entre Dois Pilares Da Literatura Social Brasileira”, publicado na Revista do Livro da Biblioteca Nacional, 52, Fundação Biblioteca Nacional: Rio de Janeiro, março de 2009.

 

[3] Crédito de Rosana Bueno


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA