28. TRANSFORMAÇÃO DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL


 TRANSFORMAÇÃO DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 

- CARTAS E CONVERSAS DE NELSON WERNECK SODRÉ - 


ALEGRE CONVERSA ENTRE RENOMADOS INTELECTUAIS

 


    O modo de comunicação interpessoal era diverso na época em que viveu Nelson Werneck Sodré, mas ele cultivou intensamente a conversa com os amigos. Ele gostava de conversar em família, de receber em sua residência os amigos e de se reunir com eles. Costumava manter com os mais próximos frequentes conversas telefônicas, e se correspondia por carta com os mais distantes. O registro dessas cartas é uma importante fonte de pesquisa.

 

Durante muitos anos, acompanhei de perto muitos encontros dele, onde se trocavam ideias sobre a situação nacional em momentos decisivos de nossa história. Ele não só recebia em sua residência diversos intelectuais, políticos, militares, artistas, jornalistas e estudantes, mas participava de reuniões com eles em outros espaços e instituições, como na livraria José Olympio, na Editora Civilização Brasileira, no Clube Militar, no Conselho Nacional de Cultura, no escritório de Oscar Niemeyer, etc.  Suas conversas por telefone com Dias Gomes, Carlos Heitor Cony e outros intelectuais e políticos eram calorosas e animadas.

 

Quando me propus a criar, em 2020, um blogue em homenagem à celebração dos 110 anos do meu pai, descobri surpresa que não poderia usar o nome dele neste blogue, pois já existia um outro com o nome dele. Ao visitar o outro blogue, verifiquei ser de alguém que se correspondera com ele e que continua a se corresponder comigo até hoje. Este blogue é de Acir da Cruz Camargo. Fiquei curiosa a respeito da referência ao nome de meu pai, e resolvi visitar esse endereço eletrônico. Achei interessante ali encontrar publicadas algumas cartas digitalizadas de Nelson Werneck Sodré datadas dos anos noventa do século XX. Havia também alguns textos organizados em torno das respostas dele às questões que lhe eram colocadas nessa correspondência entre os dois.

 

Conclui, portanto, tratar-se de um apreciador do pensamento de meu pai, empenhado em aprofundar o conhecimento da realidade histórica de nosso país e em divulgar as reflexões dele a este respeito, utilizando para isto os modernos meios de comunicação interpessoal. Desse modo, Acir acabou reunindo a antiga forma de comunicação por carta - predominante até a última década do século XX - com as atuais formas de comunicação - os blogues e as páginas do Facebook.

 

Contornei sem problema a questão do nome do meu blogue ‘MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ’, nomeando-o a partir de uma referência ao centro de estudos criado por ocasião do centenário dele em 2011[1], que continuo administrando. Além do blogue de Acir da Cruz Camargo sobre meu pai com o tema ‘História e Educação em Nelson Werneck Sodré’ [2], descobri posteriormente outro blogue reunindo postagens dele sobre o ISEB e sobre Nelson Werneck Sodré [3] e uma páginas dele no Facebook [4]. Esses diferentes espaços eletrônicos confirmam seu esforço em conjugar a nova linguagem das comunicações interpessoais com suas pesquisas sobre Nelson Werneck Sodré.

 

Meu pai conseguiu captar de modo admirável o processo histórico de implantação da comunicação de massa no Brasil [5], mas não acompanhou as transformações dos meios de comunicação interpessoal. Até o final de sua vida (1999), ele continuou a se comunicar por telefone fixo e a se corresponder por carta. Cabe às novas gerações interessadas pela obra dele avançar na aplicação de sua abordagem da comunicação social de massa às novas formas de comunicação interpessoal desenvolvidas num período posterior à época em que ele viveu.

 

A fase inicial do grande impulso na moderna tecnologia de comunicação interpessoal ocorreu justamente no último período de existência de Nelson Werneck Sodré, na década de noventa do século XX. As ferramentas que possibilitam o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos diferem dos meios de comunicação social em grande escala. Estas são ferramentas permitindo a comunicação para grandes públicos, transmitindo-lhes informações em massa, tais como ocorre pela televisão, pelo rádio e pelos veículos de informação nas redes de comunicação (internet). A comunicação interpessoal utiliza ferramentas diversas: as cartas, o telefone (fixo ou móvel) e as formas de comunicação interpessoal em rede com suas plataformas de mensagens instantâneas, e-mails e bate-papos.

 

O mais antigo meio de comunicação interpessoal é a carta [6]. Após o surgimento da escrita, ela se tornou uma ferramenta bastante utilizada para enviar informações e estabelecer comunicação. Sua influência diminuiu com a invenção do telefone, no final do século XIX (1875/1876), mas não desapareceu. Em 1947, a telefonia sofreu uma evolução com o surgimento dos telefones móveis (telemóveis ou aparelhos celulares), que começaram a ser fabricados a partir de 1956 e se propagaram no final do século XX. A invenção da comunicação em rede (internet) modificou profundamente as formas de comunicação. Integrando mundialmente milhares de computadores, ela foi capaz de aproximar pessoas, diminuir longas distâncias e reduzir o tempo de transmissão da informação. Só em 1991, o sistema de comunicação em rede (internet) foi aberto ao setor privado e ao domínio público, incorporando diversos outros meios de comunicação. Em 2007, o telemóvel (celular) sofreu uma grande mudança com o lançamento dos telefones inteligentes (smartphone) [7].

 

A partir destas inovações introduzidas na comunicação interpessoal, as cartas deram, então, lugar aos e-mails. Assim, ocorreu uma grande transformação na maneira de nos comunicarmos, de enviarmos informações e trocarmos dados. Esses processos passaram a ocorrer instantaneamente por meio dos telefones móveis e computadores. Apesar das constantes modificações posteriores na comunicação interpessoal, com a criação de novos aplicativos e plataformas de mensagens, as cartas e o correio eletrônico (e-mail) - que tornou possível o envio e recebimento de mensagens em rede (internet)- ainda sobrevivem.  O endereço do correio eletrônico (e-mail) se tornou até mesmo uma espécie de identidade digital [8].

 

No texto de Vitor Eduardo Schincariol publicado no blogue ‘MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ’, “ENCONTROS COM NELSON WERNECK SODRÉ”, ele conta já estar explorando de forma prévia as correspondências de Nelson Werneck Sodré doadas à Biblioteca Nacional [9]. Estas correspondências constituem um material muito interessante [10], pois contêm trocas de cartas com relevantes intelectuais e políticos de sua época, como Caio Prado Jr., Fidel Castro etc.

 

Em 09 de maio de 2020, Acir da Cruz Camargo me enviou um e-mail comunicando que postara uma das cartas de meu pai para ele, na página do Facebook do Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré. Esta carta datilografada está publicada a seguir com as correções a mão feitas por meu pai e a assinatura dele. Nela, ele responde a várias questões colocadas por Acir sobre sua obra, sobre o professor e ex-diretor do ISEB Álvaro Vieira Pinto, sobre a relação de Alceu de Amoroso Lima com o ISEB e sobre Pedro Celso Uchoa, um dos colaboradores de meu pai no ISEB. Nelson Werneck Sodré lhe explica também a base metodológica da História Nova. Conclui assinalando considerar ser a Formação Histórica do Brasil seu livro fundamental.

 

Trata-se, portanto, de um documento histórico que contém preciosas observações e opiniões comunicadas de modo pessoal. Ao ler esta carta, relembrei como a utilização da máquina de escrever sem os recursos do computador dificultava a correção dos textos. No entanto, foi em sua antiga máquina de escrever que Nelson Werneck Sodré redigiu cerca de 60 livros e aproximadamente três mil artigos e textos para jornais e meios de comunicação da época!  Testemunhos e textos como a  carta de Nelson Werneck Sodré para Acir estão publicados no blogue ‘MEMÓRIA VIVA DE NELSON WERNECK SODRÉ’ a fim de servirem como registro histórico e permitirem o aprofundamento e atualização do conhecimento sobre seu legado.

SEGUE EM IMAGEM A CARTA DE NELSON WERNECK SODRÉ PARA ACIR DA CRUZ CAMARGO (18 de janeiro de 1993).


 



________________

[1] O endereço do blogue do Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré é: https://centronws.blogspot.com/.

[2] Endereço do blog de Acir da Cruz Camargo ‘História e Educação em Nelson Werneck Sodré’: http://nelsonwernecksodre.blogspot.com/.

[3] https://isebianohistorico.blogspot.com/2011/12/nelson-werneck-sodre-iseb.html.

[4] Endereço Acir da Cruz Camargo no Facebook: https://www.facebook.com/assir.cruz.39.

[5] Em seu posfácio da História da Imprensa no Brasil, INTERCOM (SP)- EDIPUCRS (Porto Alegre), 2011.

[6] Carta, missiva, ou ainda epístola, é o termo que descreve um manuscrito ou um impresso destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal escrita, entre pessoas e/ou organizações.

[7] Os telefones inteligentes (smartphones) já não são mais acionados pelos teclados numéricos (e sim pelo toque) e utilizam os recursos da comunicação em rede (internet).

[8] Ele é necessário para fazer qualquer cadastro num registro eletrônico, estabelecer uma ligação com uma rede protegida, identificar a pessoa que utiliza um sistema informático protegido por senha (login) ou usar um serviço fornecido pela rede de comunicação (internet).

[9] Ele encontrou esta correspondência digitalizada e disponível na Biblioteca Digital Luso-Brasileira (https://bdlb.bn.gov.br/). Vitor não sabe (nem eu tampouco) porque o arquivo da correspondência de meu pai foi colocado neste endereço, nem se ele abarca totalmente o material disponível na Biblioteca Nacional. Não sabe também porque o link da Biblioteca Nacional não permite acessar mais do que a primeira página das referências lá existentes (http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/). O que estará acontecendo como Acervo de Nelson Werneck Sodré na Biblioteca Nacional?

[10] O termo correspondência se aplica à troca de escritos entre pessoas (ou instituições): cartas, postais ou outro tipo de documentos. No plural, o termo designa os conjuntos de cartas, postais ou outros documentos que são enviados ou recebidos.

 ___________________________________________________

PRIMEIRA IMAGEM Amigável Conversa Entre Renomados Intelectuais (da esquerda para a direita: Carlos Drummond de Andrade, Nelson Werneck Sodré, Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro, em 1978)

FONTE DA PRIMEIRA IMAGEM: https://substitutescene.tumblr.com/post/136819426088/pieter-bruegel-the-elder-de-parabel-der-blinden

 

SEGUNDA IMAGEM: Carta de Nelson Werneck Sodré para Acir da Cruz Camargo” (18 de janeiro de 1993).

FONTE DA SEGUNDA IMAGEM: Arquivo pessoal de Acir da Cruz Camargo

PARA VER NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/centrodeestudos.brasileiros/posts/4051685121578421



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20. UM EXÍMIO MESTRE E EDUCADOR BRASILEIRO

27.DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO MARXISMO

17. SOPRO DA VIDA E SEMENTES DA NATUREZA E DA CULTURA